domingo, 14 de outubro de 2012

Imagem de Nossa Senhora da Penha - RJ

Toda imagem católica possui um simbolismo. Elas traduzem idéias sentimentos, palavras, metáforas. Elas não são apenas objetos decorativos ou devocionários. Elas ensinam, elas contam uma história bíblica ou da tradição oral.
Geralmente Nossa Senhora é retratada como rainha. Pois em apocalipse, ela é retratada com muito poder. Poder contra as forças demoníacas. E protege a seus filhos que são os seus devotos.
Em muitas imagens ela é retratada com coroa, manto e cetro, atributos simbólicos da monarquia. Pois o seu reino é celestial! E ela governa e protege os seus súditos.
A figura masculina ajoelhada a seus pés é o capitão Baltazar, um português. Segundo a história contada, ele era o dono das terras onde se situa o santuário de Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro.  Contam que ele seria atacado por uma serpente mas ao invocar Nossa Senhora da Penha surgiu imediatamente um lagarto, inimigo natural das serpentes e a devorou, livrando o capitão da morte.
Em devoção e agradecimento, ele mandou erguer uma capelinha no alto do penhasco. Essa devoção foi aumentando e foram se construíndo outras capelas até chegar na atual Igreja de Nossa Senhora da Penha como a conhecemos.
Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário