quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Como cuidar de seus dentes

Os dentes merecem um tratamento especial, pois a saúde começa pela boca! Você já pensou na beleza e higiene de dentes bem cuidados?
Até a fase adulto jovem o pior problema que afeta a saúde bucal é a cárie. É uma patologia que acontece quando um micróbio, o streptococos mutans, associado com outros microorganismos, produz ácidos através da placa bacteriana, que é uma camada que se deposita em na superfície do esmalte dentário, corroendo-o. Assim, os microorganismos penetram no dente, atingem a dentina que é a parte sensível do dente que fica abaixo do esmalte e através de tubinhos chamados de túbulos dentinários, atingem vão penetrando pelo interior do dente, até as camadas mais profundas e atingem a polpa dentária (nervo). Essa ação provoca dores terríveis! A dentina tenta formar uma barreira natural, chamada dentina reparadora, para tentar barrar a invasão. Quando os micróbios atingem a polpa (nervo) só mesmo o tratamento de canal.
Na fase adulta, o maior problema é a doença periodontal. Essa doença é causada por muitos fatores sistêmicos, mas o principal também é a má higiene bucal. É fundamental o uso de fio ou fita dental para remover os restos alimentares onde a escova não alcança. A doença periodontal é muito grave pois, progressivamente vai destruindo o ligamento entre o dente e o osso, causando a perda do dente.
É fundamental visitar o cirurgião-dentista sempre! E fazer uso de um bom creme detal, de uma boa escova dental, de fio ou fita dental e de enxaguantes bucais para complementar a higiene.
Estimule seus filhos desde cedo a cuidar dos dentes e zele pelos dentes ''de leite'' decíduos, pois esses dentes servirão de guia para a dentição permanente. Crianças muito pequenas, precisam sempre de auxílio dos adultos para escovar seus dentes. Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário