quarta-feira, 9 de novembro de 2011

História da Arte

A arte está intimamente ligada à vida humana. Desde os primórdios da humanidade. Na Pré-história, a arte é chamada de parietal ou rupestre. O ser humano era naturalista no período paleolítico. Pintava e desenhava com perfeição a realidade. Seus temas eram animais de caça. No período paleolítico, o ser humano passou a abstrair, a fazer figuras mais estilizadas  e a geometrizar. Na idade dos metais o ser humano criou a fundição de metais.
Em Grécia, a arte era pura perfeição. Ligada a um modelo padrão e idealizado de beleza. Era uma arte intimamente ligada à religião politeísta deles, de vários deuses e deusas e de sua rica mitologia. Em Roma a arte era muito parecida.
No Egito a arte também era ligada a religião politeísta de vários deuses e deusas e mitologia egípcia.
Na arte medieval entra a fé cristã que abala profundamente a arte. Surge a arte cristã paleo-cristã, bizantina, gótica e românica. Lindos mosaicos, ícones bizantinos e as grandes catedrais góticas com seus vitrais, marcam essa época.
Na arte renascentista, o ser humano passa a ser o centro do universo.Inspirada pelo antropocentrismo, essa arte é cópia fiel da realidade. Usa-se geometria e matemática para fazer quadros com dimensões e profundidades realistas.
Na arte barroca temos a influência da contra-reforma e do absolutismo monárquico. A igreja católica tenta reaver os seus seguidores perdidos para o luteranismo, através da arte.
Na arte neoclássica, temos uma volta a arte  clássica grega. Após duas cidades soterradas pelo vulcão vesúvio serem redescobertas - Herculano e Pompéia.
A arte romântica ea arte realista são opostas. Enquanto que o realismo mostra os problemas da vida, geralmente do trabalho sacrificante, a arte romântica vê o heroísmo, o patriotismo, o ufanismo e o lado belo da vida.
O impressionismo surge após a invenção da fotografia e é uma revolução na arte. Serve de bases para ao modernismo.
A arte moderna com as suas vertentes de ''ismos'': Surrealismo, fovismo, cubismo, futurismo, dadaísmo. construtivismo, expressionismo, etc... marca a independência absoluta da arte. É um período de grade inovação na arte.
Com a revolução industrial surgem artes ligadas ao capitalismo com a arte Decò e arte Nouveau.
A arte contemporânea estabeleceu as suas bases na arte moderna e marca pelo uso de mídias como som, video, luz, etc... Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário