domingo, 3 de abril de 2011

Nespereira

Nêspera é essa frutinha amarelinha da imagem ao lado. Aqui no Rio de Janeiro havia dessa frutinha quando era criança e nóa chamávamos de ameixa. É o fruto de uma árvore, a nespereira. Nespereira também é o nome de uma vila, uma cidade pequena ou freguesia portuguesa. Seus cidadãos são os nespereirenses.
Além de ser uma frutinha deliciosa que nunca mais vi aqui no Brasil, dizem possuir qualidades medicinais, principalmente nas afecções de garganta. Fazem doces dessa fruta, vinho, etc...
Freguesia de Nespereira
A Freguesia de Nespereira em Portugal, confina com a freguesia de Alvarenga, do concelho de Arouca, e parte da freguesia de Tendais, a oriente; com a freguesia de Fornelos e com a freguesia da Espiunca, do concelho de Arouca, a ocidente; com as freguesias de Santiago de Piães e S. Cristovão de Nogueira e de Cinfães, a norte; e com a já referida freguesia de Alvarenga, a sul.Como na maioria das aldeias do interior do país, o povo de Nespereira tirava quase todo o seu sustento do que a terra lhes dava, fazendo da agricultura um meio de subsistência muito importante. Cultivavam o milho, a batata, o azeite, o vinho, a fruta, produtos hortícolas e o centeio. A pecuária e a pastorícia, a floresta e vegetação, o comércio e indústria são agora alternativas. É uma região histórica de tradição católica. É uma região de lendas, de festas famosas, de tradição e de folclore.
Daqui há alguns dias publicarei aqui o XXVI Encontro dos nespereirenses no Brasil. Aguardem! Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário