terça-feira, 8 de março de 2011

Madureira - RJ

Madureira é um famoso bairro comercial e residencial do subúrbio carioca. É um bairro antigo, cujo nome foi devido a um arrendatário das terras do local,  chamado Lourenço Madureira.
Esse bairro se desenvolveu como área comercial, e é um dos maiores polos comerciais da cidade do Rio de Janeiro. Além das inúmeras lojas e shoppings centers, galerias comerciais, possui um famoso e tradicional mercado popular chamado ''Mercadão de Madureira''. Foi inaugurado em 1914 e vende desde hostifrutigranjeiros, alimentos, produtos religiosos, místicos, portugueses, roupas, papelaria, etc...
Outra característica que torna esse bairro muito famoso é a vocação cultural e artística do bairro. Esse bairro é berço do samba suburbano e de duas famosas escolas de samba - Império Serrano e Portela. Dessas duas agremiações surgiram nomes importantes da arte musical brasileira. Do Império Serrano temos Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Roberto Ribeiro, Jorginho do Império, etc...  E da Portela temos Monarco, Mauro Diniz, a Velha Guarda da Portela, Zeca Pagodinho, Luiz Airão, João Nogueira, Diogo Nogueira, etc...
Muitos artistas da zona Sul do Rio e até do exterior, como Mick Jagger, vinham se inspirar na quadra da Portela.
Também no bairro há uma capela chamada são José da Pedra, construída em 1901, que fica no alto de um morro central de Madureira, cercada de lendas e tema de sambas. Deveria ser um ponto turístico carioca. Aliás, todo o bairro deveria.
Também temos no morro da serrinha o jongo, estilo musical de origem negra também chamado de caxambú, que foi conservado nesse local até nossos dias e perpetuado por tia Maria da Grota.
imagem de Madureira - Wikipedia
Ju

A capela de São José da Pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário