quinta-feira, 10 de março de 2011

Líbano - لُبْنَان

É a pátria histórica do povo fenício. Esse país faz fronteira com a Síria e Israel. Os fenícios criaram o primeiro alfabeto e a sua cultura floresceu na antigüidade. Depois essa região  foi dominada por gregos, depois egipcios e mais tarde pelo império romano (Bizantino). Esse território que hoje é o Líbano, na Idade Média esteve envolvido nas Cruzadas, mais tarde invadido pelos franceses, etc...
A independência do Líbano foi conquistada em 1943. Muitos libaneses migraram para o Brasil, especialmente no final do século XIX e início do XX.
O símbolo do Líbano é um cedro - árvore de grande beleza e de resistência às influências climáticas.
Na TV Canção Nova passa um programa chamado ''Memórias do Líbano'' que conta sobre a vivência da fé cristã católica dentro desse país. Lá há os maronitas, que é uma Igreja Católica com rito oriental. Essa Igreja possui rituais próprios, autorizados pelo vaticano. Esse ritual pertence à tradição da Antioquia. Prevê a celebração da missa em lingua síria e aramaica.
Na imagem ao lado, gentilmente cedida pela Wikipedia, vemos uma Igreja Cristã ao lado de uma mesquita. Isso demonstra a diversidade religiosa, que é uma característica marcante desse país.
Existem diversas religiões, predominando a islâmica. Ju

Um comentário:

  1. Olá! Que bom chegar em um Blog e ver uma bela postagem. Parabéns!
    Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir