quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Fado

Fado é um gênero musical português muito característico que marca, simboliza esse país, assim como o tango simboliza a Argentina, o samba, o Rio de Janeiro.
Muitos acreditam que o fado tenha origem por influência mourisca (árabe). Esse povo esteve por séculos em Portugal. Outra teoria acredita na conjunção de vários estilos artísticos presentes em Lisboa. Outros apontam a popularidade do fado nascida da canção do Marinheiro.
Foram surgindo os grupos de fado com maneiras exóticas de se trajar. Compostos de um (a) fadista e tocadores de guitarra e instrumentos musicais. Mais tarde o rádio e o teatro passou a popularizar esse estilo musical que se traduz na alma de Lisboa, de Coimbra, de Portugal. Estão querendo torna-lo Patrimônio Imaterial da Humanidade. Surgiram as Casas de Fado e muitos estilos de Fado. Fado significa destino, sina. É uma música maelancólica, dolente.
O fado moderno iniciou-se e teve o seu apogeu com Amália Rodrigues. Foi ela quem popularizou fados com letras de grandes poetas, como Luís de Camões, José Régio, Pedro Homem de Mello, Alexandre O’Neill, David Mourão-Ferreira, José Carlos Ary dos Santos e outros, no que foi seguida por outros fadistas como João Ferreira-Rosa, Teresa Tarouca, Carlos do Carmo, Beatriz da Conceição, Maria da Fé.
A foto acima é de um grupo fadista de 1946. Lembrou-me a época de Dalva de Oliveira, Erivelton Martins, Nelson Gonçalves, Orlando Silva dentre outros.
Ju

Um comentário:

  1. OLÁ JU! PARABÉNS PELA MATÉRIA, IMPORTANTE DIVULGAR ESTE TIPO DE CONHECIMENTO A TODOS.
    GRANDE ABRAÇO NA PAZ E NO AMOR DE CRISTO,

    REINALDO

    ResponderExcluir