domingo, 9 de janeiro de 2011

Duque de Caxias - Tenório Cavalcanti

Tenório Cavalcanti foi um político nascido em Palmeira dos Índios, Alagoas e veio se estabelecer em Duque de Caxias - RJ. Dono de uma personalidade  forte, passou a virar uma espécie de mito, de lenda viva em Caxias. Foi eleito deputado federal e estadual e quase ganhou para governador do Estado do Rio de Janeiro, perdendo para Carlos Lacerda. Chegou em Caxias muito jovem, de origem humilde. Duque de Caxias era um lugar muito carente e destino de muitos nordestinos e pessoas do interior do Estado do Rio de Janeiro, que vinham em busca de uma oportunidade de sobrevivência econômica.
A sua residência construida em Duque de Caxias, também era cercada de lendas, de mitos e mistérios, chamada de ''A Fortaleza de Tenório''.  Hoje em dia funciona como loja comercial no térreo e escola pública nas partes superiores do prédio.
Ajudando os nordestinos e o povo carente da região, passou a ter a simpatia popular e a ter muitos votos.
Era conhecido como "Rei da Baixada''. Tinha fama de ser pistoleiro e andava cercado de seguranças.
O seu estilo de ser rendeu muitos desafetos, principalmente de seus opositores políticos.
 A sua personalidade era tão marcante que era quase impossível na época, dissociar a sua imagem de Duque de Caxias.
A sua trajetória política foi prejudicada e terminada na ditadura militar, tendo os seus direitos políticos cassados e jamais conseguiu se reerguer politicamente. Morreu em 1987.
A sua vida gerou um filme: ''O Homem da Capa Preta"", dirigido por Sergio Rezende e Tenório protagonizado pelo ator José Wilker.
Ju

Foto - Alesp - Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - Acervo cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário