sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Patrimônio Histórico em Duque de Caxias - RJ

Na  primeira foto temos a Igreja do Pilar. Igreja barroca, caminho do Imperador para Petrópolis, sua parada obrigatória para orar. Situada  na atual cidade de Duque de Caxias - RJ.  A igreja foi construída na primeira metade do século XVIII, e era ponto de referência para o começo do Caminho Novo das Minas, aberto por Garcia Pais. Pilar conheceu grandes momentos de opulência econômica, com a criação de um porto do mesmo nome. Afluente do Rio Iguaçu, o rio Pilar recebia e despachava embarcações do Rio de Janeiro.

Na segunda e terceira foto - FAZENDA SÃO BENTO
Foi o marco inicial da colonização no Vale do rio Iguaçu, originando-se a partir da doação de terras ao Mosteiro de São Bento pela Marquesa Ferreira, em 1596.
Inicialmente, os monges beneditinos ergueram uma capela dedicada a Nossa Senhora das Candeias. No século XVIII, as terras passaram para as mãos da irmandade de N.Sra. do Rosário dos Homens Pretos.
A casa grande foi construída anexa à capela entre 1754 e 1757, constituindo um convento para abrigar padres em descanso ou afastados do sacerdócio. Era também sede da grande fazenda de São Bento, cuja atividade econômica baseava-se na produção de farinha e fabricação de tijolos.
Fonte de pesquisa  e foto da Igreja do Pilar- Wikipedia
São Bento - (Genesis Torres - IPAHB)
Fotos de Maria Conceição Rosa

3 comentários:

  1. Olá Ju Pestana.

    Gostaria de lhe pedir permissão para republicar alguns de seus artigos que mencionam Duque de Caxias, no CaxiasDigital. Serão dados os créditos e o link de seu blog.

    www.caxiasdigital.com.br

    Obrigado,

    Fernando C Caldas

    ResponderExcluir
  2. http://www.ipahb.com.br/fotos_caxias/caxias_patrimonio_historico.htm
    Esse é o link do professor Genesis,autor da pesquisa. Só coloquei algumas palavras minhas. Pode usar, mas o mérito é dele!
    Está gostando do blog? Procuro falar de arte, de fé e variedades!

    ResponderExcluir
  3. Claro que sim.

    E estamos dando espaço para blogueiros residentes ou que escrevem sobre Duque de Caxias. Estamos também oferecendo blogs para essas pessoas, no formato www.caxiasdigital.com.br/nomedoblog , se for de seu interesse é só entrar em contato - contato@caxiasdigital.com.br

    Hoje temos o blog da BiaMelo em www.caxiasdigital.com.br/biamelo, prof. de educação física que escreve sobre Saúde e Boa Forma.

    Todos os posts escritos por ela são divulgados no CaxiasDigital.

    Abraço,

    Fernando C Caldas - administrador do CaxiasDigital.

    ResponderExcluir