quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Farmacêuticos - Parabéns pelo seu dia!

Farmacêuticos são profissionais responsáveis pela elaboração de substâncias medicamentosas, cosméticas, químicas para uso humano, veterinário ou na agricultura. Podem atuar nas indústrias, farmácias, nas análises clinicas, hospitais, etc... Precisam fazer um curso de farmácia a nível superior para se formarem nessa profissão. O profissional farmacêutico era chamado de boticário no passado. No início da colonização do Brasil, não havia esse profissional por aqui. Os europeus que aqui viviam se tratavam com os curandeiros, pajés, índios... Depois foram sendo trazidos profissionais formados nessa área de Portugal. 
Em 1824 surgiu o primeiro curso de Farmácia no Brasil.
É uma profissão secular, antiga que nos remete aos alquimistas.
Uma celebridade brasileira que era farmacêutico e eu desconhecia até o momento - Carlos Drumond de Andrade. Outro brasileiro - Alberto de Oliveira, imortal da  Academia Brasileira de Letras. Existem vários farmacêuticos famosos como Henri Nestlé dentre outros.
***
''O papel do farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do farmacêutico é o mesmo do soldado: servir.
Um serve à pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça. O farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo.''
Monteiro Lobato
***
A partir de 1942 o Dia do Farmacêutico passou a ser comemorado em 20 de Janeiro. Meu avô Sr. Pestana era farmacêutico e atuou nas Farmácias Granado,  Pacheco e na Fio Cruz aqui no Rio de Janeiro.
Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário