domingo, 26 de dezembro de 2010

A cidade de Duque de Caxias

Essa é a cidade de Duque de Caxias - RJ. É um município da Baixada Fluminense. O nome é uma homenagem ao patrono do exército brasileiro  Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias.
A foto acima mostra o centro da cidade. Essa é a Praça do Pacificador. Já foi remodelada várias vezes perdendo o seu aspecto original. Na última modificação no Governo José Camilo dos Santos Zito, foi feita uma Biblioteca - Leonel Brizola, que se vê na foto acima atrás das árvores e da árvore de natal, e um teatro Raul Cortez que se vê parte no lado direito da foto. As construções foram projetos do arquiteto Oscar Niemeyer.

A foto acima é o Teatro Raul Cortez - Projeto de Oscar Niemeyer para a cidade de Duque de Caxias. Essa obra gerou muita polêmica na época, pois as pessoas estavam habituadas a praça antiga que tinha mais espaço, chafariz, etc... Mas, de qualquer maneira admiramos muito a obra de Niemeyer e sua arte é sempre bem vinda!
Essa é a visão da mesma praça do outro lado e visualiza-se a Biblioteca Leonel Brizola - também obra do arquiteto Oscar Niemeyer.
Leonel Brizola foi um governador do Estado do Rio de Janeiro que se preocupava muito com a educação pública, junto com Darcy Ribeiro.
Essa é a avenida Presidente Kennedy que corta vários distritos e bairros de Duque de Caxias. Essa avenida tem importância histórica pois no passado servia para levar a família imperial para Petrópolis. O nome da avenida vai ser mudado para Leonel de Moura Brizola.

Outra visão panorâmica da Avenida Presidente Kennedy. Do lado direito onde há árvores é a entrada da Catedral de Santo Antonio. Visualizamos lojas, bancos, shoppings, salas comerciais. É uma região de intenso movimento.
Esse é o presépio 2010 da Catedral de Santo Antonio - centro Duque de Caxias.

Esses trens de manilhas são colocados nas diversas praças de Duque de Caxias são a marca registrada do Governo José Camilo dos Santos Zito. Geralmente pintados em tons fortes de predominância azul e amarelo.
Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário